Aproveitando que estou a divulgar a minha magnífica cidade em outro blogue, num outro projecto que abracei, não podia perder a oportunidade de o fazer também no meu.
O Museu Regional de Beja, Museu Rainha D. Leonor, instalado no convento de Nossa Sra. Da Conceição foi o local escolhido para o início da minha cruzada.
Foi onde o meu pai me ensinou a andar de bicicleta, onde as primeiras folhas de Outono estalavam debaixo dos meus pezinhos pequenos e por onde passava com a minha avó a caminho da igreja todas as tardes.
Para quem não conhece, informo que é paragem obrigatória a quem vem a Beja.
É um museu repleto de histórias e para quem não conhece a história da Soror Mariana Alcoforado e das famosas cartas de amor enviadas ao oficial francês Noel Bouton, que lutou em território português durante a Guerra da Restauração, vou fazer um pequeno resumo.
Mariana Alcoforado nasceu em Beja, entregue por o pai ao convento para se dedicar à vida cristã.
Apaixonou-se por um cavaleiro francês, a quem vira pela primeira vez do terraço do convento. Ainda hoje o Museu conserva a janela gradeada, conhecida como a Janela de Mértola, de onde ela tantas vezes viu passar o amor da sua vida e lhe fez sentir os efeitos da sua infeliz paixão.
Ele regressou à sua terra e Mariana escreveu-lhe cartas que contam uma história igual a tantas outras ainda actuais: esperança de ser correspondida, incerteza sobre o amor do seu amado por si e, por fim, a certeza do abandono.
Alguns links interessantes para os mais curiosos:
http://www.museuregionaldebeja.net/
http://adbja.dgarq.gov.pt/files/2012/02/Fevereiro-2012-Mariana-Alcoforado.pdf